- Diagnóstico Cognitivo:
- Ler e interpretar imagens;
- Autonomia para ir em busca de recursos facilitadores de aprendizagem;
- Sílabas complexas;
- Reconhecimento de tipos de letras;
- Leitura.
- Diagnóstico Comportamental:
- Valorização da amizade;
- Aquisição de espírito esportivo e de equipe;
- Saber lidar com as possíveis situações (aprender a ganhar e perder);
- Valorização e elevação de seu potencial;
- Apreciar as diferenças entre os mebros da sociedade.
- Idéias do projeto:
a) Justificativa:
Através do tema escolhido pretendemos criar um ambiente propício para que os diagnósticos levantados em relação ao estágio sejam trabalhados de forma a alcançar os objetivos e metas definidas. Com um tema da atualidade que envolve toda uma nação, devido à "paixão nacional", pretendemos envolver conteúdos e relaciona-los da forma mais prazerosa e aproveitadora possível.
b) Objetivos:
- Despertar a curiosidade e envolvê-los na busca de conhecimento;
- Conseguir trabalhar regras;
- Valorizar o respeito, a solidariedade, fraternidade, amor, confiança e amizade, entre outros;
- Estimular o convívio social;
- Estimular a criatividade e potencial artístico;
- Trabalhar a cidadania;
- Integrar-se com o mundo, compreendendo esta visão;
- Reconhecer a existência de diferentes ambientes em vários contextos, face à diferentes culturas a serem respeitadas.
c) Conteúdos:
- Linguagem Oral e Escrita (exercícios de pesquisa; reprodução oral e escrita espontânea);
- Artes (pintura, criação de bandeiras, uso de diversos materiais, reprodução do mascote da copa);
- Matemática (exercícios de cálculo mental, estimativa, contas a partir de jogos, tabelinha de pontos e etc.);
- Identidade e autonomia (busca por informações, reprodução oral, exercícios em que se reconheçam como cidadãos do mundo, de um país, de uma cidade, de uma comunidade...);
- Natureza e Sociedade ( culturas diversas, curiosidades sobre os outros países, relação com outros costumes);
- Informática (pesquisa, site de jogos, e outros);
d) Material de apoio:
- Coleção de livros " De olho na copa";
- Música da torcida de copas anteriores;
- Álbum de figurinhas da Disney Copa 2010;
- Reportagem sobre o assunto( últimas notícias);
- Tabelinha dos jogos;
- Internet: sites de apoio para pesquisa e brincadeiras.
e) Estratégias:
- Torneiro interno (entre os alunos da sala - brincadeiras simples porém que trabalhem regras e espírito esportivo);
- Atividades em folha - a partir do tema trabalhando conteúdos;
- Atividades de pesquisa: reconhecimento de diversas culturas;
- Variação de brincadeiras/ esporte relacionados ao futebol.
f) Mapa conceitual:
Procedimentos:
- Participar de dinâmicas de sensibilização;
- Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
- Observar e anlisar fotos, de modo a conseguir oralmente reproduzir a cena observada;
- Levantar hipóteses e discutir, expor ideias e opiniões. Ir em busca de respostas;
- Produzir frases e pequenos textos partir do conhecimento adquirido;
- Estimar em números, apostar, contar pontos;
- Construir painéis, legendas, maquetes, utilizar da arte para confeccionar todos os materiais de modo a ilustrar as atividades e informações passadas;
- Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sócio-cultural;
- Opinar a partir das diversas curiosidades que surgirem;
- Conhecer diferentes tipos de informação.
b) Atitudes:
- Valorizar e respeitar as diversas culturas;
- Valorizar a troca de ideias e opiniões;
- Desenvolver posicionamentos pessoais em relação a determinados tipos de comportamentos/situações que surgirem durante o trabalho;
- Cooperar com os colegas;
- Desenvolver autoconfiança;
- Expressar ideias e sentimentos, e respeitar os dos colegas;
- Aceitar regras e cumpri-las;
- Saber participar de um trabalho misto, entre meninos e meninas.
c) Habilidades:
- Ler, escrever, analisar, comparar, descrever, relacionar, interpretar, tirar conclusões, confeccionar, aplicar, observar, experimentar, testar, elaborar, simular, ponderar, apreciar, praticar, tolerar, sensibilizar, cooperar, assumir posturas, sentir, perceber etc.
d) Competências:
- Competência na transmissão de informações e na comunicação;
- Competência na compreensão;
- Competência ética e de cidadania;
- Competência na compreensão e reprodução das informações.
e) Produto final:
Para a conclusão do projeto os alunos confeccionarão um painel com todas as pesquisas e informações aprendidas.
0 comentários:
Postar um comentário