quarta-feira, 21 de abril de 2010

Projeto Copa do Mundo 2010



  • Diagnóstico Cognitivo:
  1. Ler e interpretar imagens;
  2. Autonomia para ir em busca de recursos facilitadores de aprendizagem;
  3. Sílabas complexas;
  4. Reconhecimento de tipos de letras;
  5. Leitura.
  • Diagnóstico Comportamental:
  1. Valorização da amizade;
  2. Aquisição de espírito esportivo e de equipe;
  3. Saber lidar com as possíveis situações (aprender a ganhar e perder);
  4. Valorização e elevação de seu potencial;
  5. Apreciar as diferenças entre os mebros da sociedade.
  • Idéias do projeto:

a) Justificativa:

Através do tema escolhido pretendemos criar um ambiente propício para que os diagnósticos levantados em relação ao estágio sejam trabalhados de forma a alcançar os objetivos e metas definidas. Com um tema da atualidade que envolve toda uma nação, devido à "paixão nacional", pretendemos envolver conteúdos e relaciona-los da forma mais prazerosa e aproveitadora possível.

b) Objetivos:

  • Despertar a curiosidade e envolvê-los na busca de conhecimento;
  • Conseguir trabalhar regras;
  • Valorizar o respeito, a solidariedade, fraternidade, amor, confiança e amizade, entre outros;
  • Estimular o convívio social;
  • Estimular a criatividade e potencial artístico;
  • Trabalhar a cidadania;
  • Integrar-se com o mundo, compreendendo esta visão;
  • Reconhecer a existência de diferentes ambientes em vários contextos, face à diferentes culturas a serem respeitadas.

c) Conteúdos:

  • Linguagem Oral e Escrita (exercícios de pesquisa; reprodução oral e escrita espontânea);
  • Artes (pintura, criação de bandeiras, uso de diversos materiais, reprodução do mascote da copa);
  • Matemática (exercícios de cálculo mental, estimativa, contas a partir de jogos, tabelinha de pontos e etc.);
  • Identidade e autonomia (busca por informações, reprodução oral, exercícios em que se reconheçam como cidadãos do mundo, de um país, de uma cidade, de uma comunidade...);
  • Natureza e Sociedade ( culturas diversas, curiosidades sobre os outros países, relação com outros costumes);
  • Informática (pesquisa, site de jogos, e outros);

d) Material de apoio:

  • Coleção de livros " De olho na copa";
  • Música da torcida de copas anteriores;
  • Álbum de figurinhas da Disney Copa 2010;
  • Reportagem sobre o assunto( últimas notícias);
  • Tabelinha dos jogos;
  • Internet: sites de apoio para pesquisa e brincadeiras.

e) Estratégias:

  • Torneiro interno (entre os alunos da sala - brincadeiras simples porém que trabalhem regras e espírito esportivo);
  • Atividades em folha - a partir do tema trabalhando conteúdos;
  • Atividades de pesquisa: reconhecimento de diversas culturas;
  • Variação de brincadeiras/ esporte relacionados ao futebol.

f) Mapa conceitual:

Procedimentos:

  • Participar de dinâmicas de sensibilização;
  • Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
  • Observar e anlisar fotos, de modo a conseguir oralmente reproduzir a cena observada;
  • Levantar hipóteses e discutir, expor ideias e opiniões. Ir em busca de respostas;
  • Produzir frases e pequenos textos partir do conhecimento adquirido;
  • Estimar em números, apostar, contar pontos;
  • Construir painéis, legendas, maquetes, utilizar da arte para confeccionar todos os materiais de modo a ilustrar as atividades e informações passadas;
  • Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sócio-cultural;
  • Opinar a partir das diversas curiosidades que surgirem;
  • Conhecer diferentes tipos de informação.

b) Atitudes:

  • Valorizar e respeitar as diversas culturas;
  • Valorizar a troca de ideias e opiniões;
  • Desenvolver posicionamentos pessoais em relação a determinados tipos de comportamentos/situações que surgirem durante o trabalho;
  • Cooperar com os colegas;
  • Desenvolver autoconfiança;
  • Expressar ideias e sentimentos, e respeitar os dos colegas;
  • Aceitar regras e cumpri-las;
  • Saber participar de um trabalho misto, entre meninos e meninas.

c) Habilidades:

  • Ler, escrever, analisar, comparar, descrever, relacionar, interpretar, tirar conclusões, confeccionar, aplicar, observar, experimentar, testar, elaborar, simular, ponderar, apreciar, praticar, tolerar, sensibilizar, cooperar, assumir posturas, sentir, perceber etc.

d) Competências:

  • Competência na transmissão de informações e na comunicação;
  • Competência na compreensão;
  • Competência ética e de cidadania;
  • Competência na compreensão e reprodução das informações.

e) Produto final:

Para a conclusão do projeto os alunos confeccionarão um painel com todas as pesquisas e informações aprendidas.


0 comentários:

Postar um comentário