Recomendações para a realização da atividade de casa
Para a criança é fundamental sentir-se acompanhada pelos seus pais, percebendo que sua vida escolar é importante para os adultos que a cercam.
Há sempre um cuidado de nossa parte em planejar ou propor situações nas quais as crianças contem com autonomia para realizá-las, ou seja, consigam trabalhar sozinhas. Por outro lado, existem procedimentos que começam a ser construídos e, o aluno deseja nesse momento corresponder ao que dele se espera. Assim, é possível que a atividade de casa se torne um momento de tensão vivido em casa. Por isso, embora esperemos essa autonomia da parte dos alunos, é comum que ocorram demandas bastante diferenciadas: existem crianças que exigem a presença física dos pais, embora não necessitem exatamente de ajuda; outras que solicitam permanentemente apoio dos pais, outras ainda que nem os consultam. Nesse sentido não há uma única orientação que possa ser seguida.
Esperamos a atuação dos pais, dando o suporte necessário às necessidades específicas de seu (sua) filho(a), principalmente nessa fase de escolariedade, na perspectiva de que progressivamente possam atuar cada vez menos e as crianças possam prescindir cada vez mais desse apoio.
Combinar um horário fixo com o aluno para fazer as lições também é um outro instrumento que costuma evitar desgastes familiares. Incorporado à rotina, em médio prazo, evita que a cada dia os pais precisem lembrar o aluno que é o momento para a realização das lições. De maneira geral, os alunos apresentam melhor desempenho em relação à lição de casa se dispõem de um local adequado para sua realização, distantes de televisão, música ou outras distrações.
O material necessário deve estar à disposição, como lápis, borracha ou o que for necessário para a realização de determinadas lições. Mantê-los em ordem e em bom estado de conservação é também um aprendizado que requer experiência, por essa razão os pais devem acompanhar esse percurso, lembrando a criança de conferi-los e reorganizando-os, se necessário.
Acreditamos que seguindo essas recomendações, poderemos trabalhar juntos para o crescimento dos alunos.
Para a criança é fundamental sentir-se acompanhada pelos seus pais, percebendo que sua vida escolar é importante para os adultos que a cercam.
Há sempre um cuidado de nossa parte em planejar ou propor situações nas quais as crianças contem com autonomia para realizá-las, ou seja, consigam trabalhar sozinhas. Por outro lado, existem procedimentos que começam a ser construídos e, o aluno deseja nesse momento corresponder ao que dele se espera. Assim, é possível que a atividade de casa se torne um momento de tensão vivido em casa. Por isso, embora esperemos essa autonomia da parte dos alunos, é comum que ocorram demandas bastante diferenciadas: existem crianças que exigem a presença física dos pais, embora não necessitem exatamente de ajuda; outras que solicitam permanentemente apoio dos pais, outras ainda que nem os consultam. Nesse sentido não há uma única orientação que possa ser seguida.
Esperamos a atuação dos pais, dando o suporte necessário às necessidades específicas de seu (sua) filho(a), principalmente nessa fase de escolariedade, na perspectiva de que progressivamente possam atuar cada vez menos e as crianças possam prescindir cada vez mais desse apoio.
Combinar um horário fixo com o aluno para fazer as lições também é um outro instrumento que costuma evitar desgastes familiares. Incorporado à rotina, em médio prazo, evita que a cada dia os pais precisem lembrar o aluno que é o momento para a realização das lições. De maneira geral, os alunos apresentam melhor desempenho em relação à lição de casa se dispõem de um local adequado para sua realização, distantes de televisão, música ou outras distrações.
O material necessário deve estar à disposição, como lápis, borracha ou o que for necessário para a realização de determinadas lições. Mantê-los em ordem e em bom estado de conservação é também um aprendizado que requer experiência, por essa razão os pais devem acompanhar esse percurso, lembrando a criança de conferi-los e reorganizando-os, se necessário.
Acreditamos que seguindo essas recomendações, poderemos trabalhar juntos para o crescimento dos alunos.
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