sexta-feira, 12 de março de 2010

✎ LEITURA:MAIS QUE APRENDER...

A literatura infantil, por meio de seus contos, fábulas, lendas, etc., que na criança desperta o seu imaginário e aprende a fazer uma leitura simbólica (cheia de significados), e a partir daí, com o desenvolvimento humano, aprende a fazer a leitura do mundo. Desse ponto de vista, enxergamos o texto literário como um campo fértil que produz espaços imaginários repletos de significados que leva o leitor ao exercício gostoso da leitura.
Assim, a literatura infantil possui um papel muito importante na formação do indivíduo, porque em um primeiro momento, essa literatura retrata o simbólico, o qual passa a fazer parte da leitura do mundo, à medida que a criança cresce. Isso é essencial, pois a infância se caracteriza por ser o momento fundamental na construção do ser humano, e a literatura infantil surge como um meio de superação da dependência e da carência por possibilitar a reformulação de conceitos e autonomia do pensamento.
Segundo Nelly Novaes Coelho, a literatura tem o papel de agir como instrumento de formação e é estimulado pela escola, a autora aborda um assunto muito importante, o papel da escola na formação de leitores, uma questão de suma importância, que merece uma atenção especial, mas adiantamos que nessa relação livro e leitor, o professor deve levar em consideração o interesse do aluno na escolha do livro.
Mas por que esse adjetivo, infantil?
Sua natureza é diferente do que se destina aos adultos?
Estudiosos apontam interrogações quanto a natureza e o objetivo da literatura, incidiram certos pontos que de época para época são reavaliados, por exemplo, literatura é fruto da imaginação, criadora, livre? Logo a resposta dependerá da opção ideológica e extraliterária. Porém, as opções se multiplicam e mudam continuamente, é difícil definir de forma clara e unívoca do que seja literatura.
Nos dias de hoje, a literatura visa alertar ou transformar a consciência crítica de seu leitor receptor. E a natureza da literatura infantil é a mesma da que se destina aos adultos, a diferença é que o leitor e o receptor é a criança.
Antigamente a literatura infantil era minimizada como criação literária e tratada pela cultura oficial como gênero menor, por apresentar belos livros coloridos, e os primeiros textos infantis era adaptação de textos escritos para adultos.
Com a redescoberta da literatura infantil, no século XX, a psicologia experimental revela a inteligência como o elemento estruturador do universo que cada indivíduo constrói dentro de si, e chama a atenção para diferentes estágios de seu desenvolvimento, sua importância para a evolução e formação da personalidade do futuro adulto.
A partir dessa recente redescoberta, a literatura infantil foi valorizada na sociedade significativamente, e de amplo alcance na formação de mentes infantis e juvenis, pois o livro infantil entende como mensagem entre um autor, adulto; e um leitor, criança, em que o ato de ler que completa o fenômeno literário, se transforma em um ato de aprendizagem.
Por isso, a literatura esta presente em nós, e no nosso cotidiano, para compreendermos a capacidade humana de criar e se comunicar.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
Freire, Paulo; A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2003.
Aguiar, Vera Teixeira de (Coord.); Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato, 2001.
Coelho, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
Cadermatori, Lígia. O que é literatura Infantil. São Paulo: Brasiliense, 2006.

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